Uma escola sem paredes
A professora se pergunta, incrédula, como foi mesmo que as coisas mudaram? Hoje não temos mais que agrupar as crianças por níveis, mas por interesse. O espaço não é mais organizado pela limitação do quadrado branco. Temos livros, mas com as crianças não temos mais necessidade de apostilas (e elas buscam o que quiserem no computador). E todos nós tivemos de aprender um modo de lidar com esse recurso, e não se prender a ele.
A escola sumiu? Não. Ela tem outra cara. Parece um jardim, uma praça, um parque. Olha lá a professora Glória. Ela nos conta que no passado, algumas eram ainda vistas como as envolvidas com questões de feminismo e da luta antirracista. Era uma postura de luta que causava impacto, mas não era algo que era esperado. Que era coisa de professor – de cidadão. Devia ser meio solitário. Tu consegues imaginar hoje, aqui, uma professora que não esteja envolvida com essas questões? E claro, o mundo mudou, não é só na escola que é assim. Ou será que foram as professoras que mudaram o mundo, e tornaram ele assim, um mundo onde cabe a escola sem paredes?
Ei cara companheira,
acho que as professoras mudam o mundo. Sim. Em 2024, 2030, 2019 ou 2021… o tempo espiralar mostra a vida sem paredes… Nada sumiu exatamente. Ainda estamos aqui.
abs, Carol