CARTA CONVITE PARA
PARTICIPAÇÃO DA PESQUISA

 

Olá professoras e professores da Rede de Ensino Básico Fundamental dos Estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro!

Vocês estão sendo convidadas/os a participar de uma pesquisa que está sendo desenvolvida através da parceria entre a UFRGS, a UFES e a UFF. Ela tem por objetivo produzir e compartilhar narrativas do trabalho docente na pandemia da COVID-19 no Brasil

A pesquisa envolve duas fases:

Compartilhamento de narrativas sobre o trabalho docente através dessa plataforma digital

Participação em roda de conversa virtual através da plataforma digital;

Interessa-nos muito escutar suas experiências e suas estratégias de ensinar e aprender durante a pandemia. Por meio de suas histórias, é possível indicar coisas que estão se passando, bem como falar das sensações experimentadas no momento da realização do trabalho e mesmo durante as dificuldades enfrentadas para sua realização. Com isso, esperamos acolher, conhecer e estudar o trabalho em Educação e as novas configurações que ele assumiu devido à pandemia. Nesse sentido, propomos a criação de um espaço de compartilhamento que envolve ‘aprenderes’ e ‘saberes’ docentes durante a crise sanitária vivida, produzindo, assim, uma prática de cuidado às trabalhadoras e trabalhadores da Educação.

Enviar Narrativa
  • Informações Pessoais
  • Termos de Consentimento
  • Escreva sua Narrativa

*As informações preenchidas abaixo não serão divulgadas, usaremos essas informações apenas para controle interno da pesquisa. 

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)

 

Você está sendo convidado/a a participar de uma pesquisa intitulada: "NARRATIVAS DO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 - PELA MEMÓRIA DO OFÍCIO, PRÁTICAS DE CUIDADO NA EDUCAÇÃO", que tem como objetivo principal analisar como a produção de um memorial de narrativas das intensas transformações geradas pela COVID-19 pode contribuir para a produção/registro da história do trabalho docente em tempos de pandemia. Tomamos a produção e compartilhamento de um memorial do ofício docente em tempos de pandemia como estratégia de cuidado à saúde de professoras e professores, partindo do princípio de que cuidando do ofício, cuida-se das pessoas. 

Através dessa plataforma você poderá enviar narrativas, por escrito e/ou por áudio e vídeo, de situações a respeito dos modos como vem trabalhando no contexto da pandemia bem como como compartilhar ideias que você teve para a  escola no futuro a partir do que viveu nos momentos de ensino remoto ou de modelos híbridos (parte remoto e parte presencial). O material enviado será lido e analisado pelas pesquisadoras/es que elaborarão comentários e figurações enfatizando aspectos da experiência coletiva de exercício do trabalho docente em tempos de pandemia, a serem postados também nessa Plataforma Digital para apreciação e leitura por parte das e dos participantes da pesquisa, de maneira a suscitar o envio de novas narrativas por parte das/dos docentes. Ocorrerão, ainda, Rodas de Conversa Virtual entre Docentes e Pesquisadoras/es com grupos de até 08 docentes e dois membros da equipe pesquisadora para conversar a respeito da experiência de trabalhar durante a pandemia e o que se espera para depois dela. Os encontros serão previamente agendados. 

Você poderá disponibilizar o tempo que for necessário para a produção das narrativas, mas é necessário que conclua o envio de cada postagem (registros iniciados não ficarão salvos se não postados). Para as rodas de conversa estima-se, que a cada encontro (poderá ser mais de um), você disponibilize entre 1h30min e 2h. Lembramos que você poderá se desvincular da pesquisa a qualquer momento, não necessitando disponibilidade de participação na fase de “roda de conversa” para participar do envio de narrativas. 

Os riscos desta pesquisa são mínimos, mas se durante o seu desenvolvimento sentir alguma espécie de desconforto psicológico, será prestada assistência por parte dos pesquisadores no sentido de efetivar os encaminhamentos necessários junto à Rede Pública de Saúde. Caso ainda assim, de algum modo se sentir prejudicado, estará assegurada/o através das vias judiciais e/ou extrajudiciais, conforme indica a legislação brasileira (Código Civil, Lei 10.406/2002, Artigos 927 a 954; entre outras; e Resolução CNS nº 510 de 2016, Artigo 19).

Como benefícios, a pesquisa apresenta aos participantes um espaço de cuidado e análise do ofício ao possibilitar que trabalhadores e trabalhadoras compartilhem suas vivências de trabalho no contexto da pandemia. À sociedade, visa a produção de conhecimentos nos campos da Educação; das Clínicas do Trabalho; da Psicologia Social e Institucional; e dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Além disso, o estudo possibilita pensar em intervenções que possam ocorrer na modalidade online, em tempos de pandemia, promovendo assim novas possibilidades de trabalho, de promoção de cuidado, de autonomia e de problematizações sobre as experiências no âmbito da educação e suas interfaces com o trabalho, com a saúde e com as políticas públicas.

Os dados obtidos serão utilizados somente para este estudo, sendo os mesmos armazenados pelas coordenadoras durante 5 (cinco) anos. Após este período os dados serão totalmente destruídos (conforme preconiza a Resolução 510/16). Afirma-se, ainda, o compromisso em divulgar os resultados da pesquisa, em formato acessível ao grupo ou população em que foi pesquisada (Resolução CNS nº 510 de 2016, Artigo 3º, Inciso IV);

Declaro que também fui informado: 

  • da garantia de receber resposta a qualquer pergunta ou esclarecimento acerca dos assuntos relacionados a esta pesquisa;
  • de que minha participação é voluntária e terei a liberdade de retirar o meu consentimento, a qualquer momento e deixar de participar do estudo, sem que isto traga prejuízo para a minha vida pessoal;
  • de que a minha participação é confidencial e sigilosa;
  • de que não terei qualquer tipo de despesa assim como remuneração;
  • sobre os riscos e benefícios da pesquisa;
  • de que em caso de dúvida, poderei entrar em contato com as pesquisadoras que coordenam a pesquisa: (Fernanda Spanier Amador / Email: fernanda.amador@ufrgs.br; Maria Elizabeth Barros de Barros / Email: betebarros@uol.com.br; Claudia Osório da Silva / Email: claudiaosorio@id.uff.br / claudia.osorio.uff@gmail.com; Fabio Hebert da Silva/ Email: fabiohebert@gmail.com);
  • de que se houver dúvidas quanto a questões éticas, poderei entrar em contato com Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2600 – Porto Alegre/RS – Telefone: 3308-5698)

 

 Você poderá se desvincular da pesquisa a qualquer momento, não necessitando disponibilidade de participação na fase de “roda de conversa” para participar do envio de narrativas. Maiores informações poderão ser encontradas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que se encontra na página seguinte a esta, e também através dos contatos abaixo:

Eu ,  CPF , recebi as informações sobre os objetivos e a importância desta pesquisa de forma clara e concordo em participar do estudo, nos seguintes termos:

Porto Alegre,  

*Uma via deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pode ser salva através de print ou impressão.

Nos interessa muito escutar suas experiências e aprender com suas estratégias de ensinar e aprender durante a pandemia. O que vai sendo transformado, nas práticas cotidianas de um trabalho que se fez remoto? Quais são as dificuldades encontradas? E como olhar para os desafios? De que maneira as trabalhadoras e trabalhadores da Educação estão apostando em novos modos de trabalhar e de educar, que atentem às potencialidades e/ou fragilidades do ofício docente em tempos de COVID-19?